O painel de controle permite que usuários sejam criados em massa, facilitando quando é necessário criar um grande número de usuários de uma única vez.

1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:

  • Acesse a URL admin.google.com;

  • No Gmail, clique na engrenagem no canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";

  • No menu de aplicativos do Google  e clique em administrador;

2. Clique no ícone “Usuários”;

3. Para uma melhor configuração dos próximos passos, é aconselhado fazer o download dos usuários para poder se basear no arquivo CSV gerado durante o download. Para isso, clique no ícone do canto superior direito da tela "Atualizar usuários em massa";

4. Clique na opção "Fazer o download de informações do usuário em um arquivo CSV";

Obs.: Abra o arquivo CSV em um aplicativo de planilhas, como o Planilhas Google. O arquivo contém colunas para atributos que aparecem no perfil do usuário no Admin Console e nos contatos do Gmail. Para cada usuário que você deseja adicionar, é preciso valores nas colunas "Nome", "Sobrenome", "Endereço de e-mail" e "Senha" e "Caminho da unidade organizacional" (Caso não coloque o caminho da unidade organizacional os usuários serão inseridos na organização raiz. Essas informações são obrigatórias para todos os usuários. As demais colunas não são obrigatórias e seu preenchimento é facultativo. Para mais informações, clique aqui.

5. Será necessário atualizar o campo final da coluna "New Licenses [UPLOAD ONLY]" de todos os usuários com o código da sua licença Google Workspace ou G Suite;



 6. No canto superior esquerdo da tela, passando o cursor sobre o ícone de "Atualizar usuários em massa" é aberto;

 7. Clique em "Anexar arquivo", inserindo o arquivo no formato CSV;

8. Após anexar o arquivo CSV, clique em "Fazer upload". Dependendo da quantidade de usuários que estão sendo adicionados, o processo pode demorar.

 

Obs.: Neste processo de criação de usuários os caracteres especiais não são reconhecidos, os nomes que os contém deverão ser renomeados posteriormente.