Este Tutorial irá abordar como criar um atalho de uma pasta do Drive compartilhado para o Meu Drive da conta.


Um atalho é um link que faz referência a outro arquivo ou pasta. Você pode usar atalhos no seu drive ou em um drive compartilhado.


Todas as pessoas que têm acesso à pasta ou ao drive podem ver os atalhos. Os atalhos direcionam para o arquivo original para que você sempre tenha as informações mais recentes. 


Você pode criar até 500 atalhos por arquivo ou pasta. Cada item pode ter até 5.000 atalhos no total criados por todas as pessoas.


IMPORTANTE: todas as pessoas que têm acesso à pasta ou ao drive do atalho podem ver o título dele. No entanto, isso não significa que elas possam abrir esse atalho. As permissões do arquivo original não são atualizadas automaticamente quando você cria um atalho para ele. Você precisará conceder acesso ao arquivo original para que novos usuários possam abri-lo.


Para criar um atalho siga as instruções abaixo:

  1. No computador, acesse o Google Drive.

  2. Ou vá em  e clique no “Drive”


  3. No canto esquerdo da tela clique em “Compartilhados comigo”;



  4. Selecione a pasta desejada ;




  5. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e selecione “Adicionar atalho ao Google Drive”;




  6. Irá surgir a opção de selecionar o caminho do atalho a ser criado, basta selecionar “Meu Drive” e clicar em “ADICIONAR ATALHO”;



  7. No “Meu Drive”  versão web irá surgir a pasta com o ícone de seta ao lado indicando que se trata de um atalho, ao clicar nela será redirecionado ao local original do atalho. 


    No Drive File stream a pasta irá ficar sem nenhuma indicação, exatamente igual às demais e quando clicar para acessá-la será redirecionado ao local original do atalho.