Se você quiser restringir o acesso para edição a um grupo de células específico ou uma página específica da planilha, pode proteger o intervalo de células.


Proteger um intervalo de células:


1. Abra a planilha;


2. Selecione a célula ou o grupo de células que deseja proteger;


3. Clique no menu "Dados" e selecione "Páginas e intervalos protegidos";


4. Caso deseje insira uma descrição;


5. Deixe selecionado "Intervalo";


6. Para alterar ou inserir o intervalo protegido, clique no ícone de grade da planilha . Se você tiver escolhido uma célula ou um intervalo, a seleção aparecerá automaticamente;


7. Clique em "Definir permissões". Se você estiver editando um intervalo protegido já existente, clique em "Alterar permissões";


8. Escolha uma das opções para conceder permissão e clique em "Salvar":

  • Somente você: protege o intervalo de todos, exceto você (e o proprietário, caso o proprietário seja outra pessoa).

  • Somente domínio: se você usa o Google Apps no trabalho ou na escola, esta opção protege o intervalo de todos, exceto as pessoas no domínio. Disponível apenas quando todos no domínio já têm acesso para edição à planilha.

  • Personalizado: protege o intervalo de todos, exceto pessoas específicas escolhidas por você.

  • Copiar permissões de outro intervalo: permite reutilizar facilmente as permissões que você definiu para outro conjunto de células.

 

Observação: Se você estiver editando um intervalo protegido já existente, clique em "Concluído".

 

  • Os usuários que tentarem editar uma célula de um intervalo protegido ao qual não tenham acesso para edição receberão uma mensagem de erro.

  • Para destacar as células protegidas às quais você não tem acesso para edição, clique no menu Visualizar > Intervalos protegidos. Um plano de fundo listrado aparecerá sobre as células.

Proteger uma página:


1. Abra a planilha;


2. Clique na guia da página na parte inferior da planilha e selecione "Proteger página";


3. Caso deseje insira uma descrição;


4. Deixe selecionado "Página";


Observação: Se você deseja excluir células específicas da proteção de página, marque a opção "Exceto algumas células" e adicione as células cuja edição você deseja permitir;


5. Para salvar a página protegida e definir as permissões relevantes, clique em "Definir permissões". Se você estiver editando uma página protegida já existente, clique em "Alterar permissões";


6. Escolha uma das opções para conceder permissão e clique em "Salvar":

  • Somente você: protege a página de todos, exceto você (e o proprietário, caso o proprietário seja outra pessoa).

  • Somente domínio: se você usa o Google Apps no trabalho ou na escola, esta opção protege a folha de todos, exceto as pessoas no domínio. Disponível apenas quando todos no domínio já têm acesso para edição à planilha.

  • Personalizado: protege a página de todos, exceto pessoas específicas escolhidas por você.

  • Copiar permissões de outro intervalo: permite reutilizar facilmente as permissões que você definiu para outro conjunto de células.