Obs.: O “Drive File Stream” mudou a nomenclatura para “Google Drive para computador”, contudo o meio de ativação e implantação não.


Como funciona


No Google Drive para computador, você faz o streaming dos arquivos do Drive diretamente da nuvem para seu Mac ou PC, liberando espaço em disco e largura de banda da rede. Como os arquivos do Drive são armazenados na nuvem, as alterações feitas por você ou pelos seus colaboradores serão atualizadas automaticamente em todos os lugares. Você sempre terá a versão mais recente.


Também é possível disponibilizar arquivos do Drive para acesso off-line. Esses arquivos armazenados em cache serão sincronizados com a nuvem quando você estiver on-line, para que a versão mais recente esteja disponível em todos os seus dispositivos.


Instalar ou implantar o Google Drive para computador


1. Confirme que o Drive File Stream funcionará na sua organização. Você pode usar o Drive File Stream nestes sistemas operacionais:

 

Windows: Somente válido para Windows 7 e versões superiores. As edições do Windows Server não são compatíveis.


Mac: El Capitan (10.11) e versões superiores. Para usar o High Sierra (10.13), clique aqui.


2. Ative a sincronização para sua organização se ainda não tiver feito isso. Permita o Google Drive para computador e especifique se os usuários poderão ver os links de download desse recurso;


3. Instale-o no computador de cada usuário usando uma destas opções:

→ Permita que cada usuário instale o Google Drive para computador no próprio computador.


Instalando no Windows:


a. Faça o download do GoogleDriveFSSetup.exe;
b. Execute o instalador;
c. Clique em Instalar;



Aguarde enquanto enquanto está sendo instalado, e em seguida clique em fazer Login no navegador;



Escolha a conta na qual deseja realizar o Login;


Na janela O App Google Drive for Desktop quer acessar a sua conta do Google, clique em “Permitir”;



Será redirecionado para a janela com a informação “Pronto”;


Após Feito Login você poderá ter acesso as pastas do seu Google Drive de forma local no gerenciador de arquivos do Windows.




Instalado no Mac:

a. Faça o download do GoogleDriveFileStream.dmg;
b. Execute o instalador;

c. (Recomendado) Exclua os aplicativos Drive para Mac/PC e Backup e sincronização.
d. (Opcional) Exclua a pasta do Google Drive em ~/Google Drive. Tenha cuidado ao excluir essa pasta porque ela pode ter conteúdo ainda não salvo ou sincronizado.


O Drive para computador vem com o Google Update (Windows) ou o Google Software Update (Mac) para ser atualizado automaticamente nos computadores dos usuários. Para desativar as atualizações automáticas, dependendo do dispositivo e do sistema do seu usuário, siga as etapas em Configurar as atualizações automáticas (Windows) ou Gerenciar atualizações do Chrome (CBCM).


Se você tiver problemas para instalar o Drive para computador, reinicie o computador e tente novamente.


Dica: como administrador, você pode acessar informações sobre a instalação do Drive para computador no Admin Console. É possível verificar o número da versão, a data da última sincronização ou a quantidade de dados off-line em um dispositivo.


Acesse e cadastre-se no Newsletter de nosso Blog e receba os alertas sobre novidades, dicas, e informações sobre o Google Workspace: blog.safetec.com.br